terça-feira, 25 de junho de 2013

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA 
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: TIC's
PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALVAS DE ALBUQUERQUE
ACADÊMICO (A): LUZIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
BLOG I

Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
Na expressão "ensino à distância” a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada.
A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação.
Há modelos exclusivos de instituições de educação a distância, que só oferecem programas nessa modalidade, como a Open University da Inglaterra ou a Universidade Nacional a Distância da Espanha. A maior parte das instituições que oferecem os cursos a distância também o faz no ensino presencial. Esse é o modelo atual predominante no Brasil.
As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na educação a distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo. 

COMENTÁRIOS 
 


A educação a distância é uma modalidade de ensino muito relevante na vida do homem contemporâneo,  pois permite que o aluno faça seu horário para estudar de acordo com a sua disponibilidade, não faz necessário estar presente na sala de aula, ele aprende as matérias utilizando a tecnologia e outras ferramentas (multimídia). Nesta perspectiva contribui significante no processo de aprendizagem do aluno.  

REFERÊNCIA

Página do Prof. Moran: www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm
Texto do Ivonio de Barros: Noções de Ensino a Distância: www.intelecto.net/ead/ivonio
  
Eduardo Chaves. Ensino a Distância: Conceitos básicos em:


3 comentários:

  1. Olá Luzia,
    Os conceitos são separados com suas respectivas referências. Observe a atividade 5.
    Teresa

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem Professora, vou tomar cuidado com esses detalhes, nesta atividade não postei meus comentários.

    ResponderExcluir
  3. Já postei o comentário, na aula do dia 28.06.13.

    ResponderExcluir